Dia do Programador + Configuraçao de Rede no Slackware 13.1

Slackware network

Faz tempo que não posto nada. Então, mais um post não muito grande.

Primeiramente, hoje, 13 de setembro, é o dia do Programador. Esse dia foi escolhido por ser o 256º dia do ano (em anos bissextos, dia 12 de setembro) e 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com 1 byte de 8 bits. Googleando um pouco, é fácil achar mais informações sobre esse dia. Então, aqui ficam as congratulações a nós, programadores. Pena que aqui não foi instituido feriado profissional oficial, como na Rússia.

Agora, uma dica para quem usa Slackware 13.1 e não quer configurar a rede na mão. Não sei se alguém já conseguiu usar o gerenciador de redes do KDE 4 (no Slackware, é claro), mas comigo nunca funcionou e sempre mostra um erro de parsing de XML ou uma mensagem de que a plataforma não foi detectada.

Então, uma solução simples é usar o Wicd, um gerenciador de redes cabeadas e sem-fio para Linux, opensource e que pode ser usada com vários ambientes de trabalho (e até mesmo de forma interativa, sem o X).

O Wicd está disponível no diretório extra do CD/DVD de instalação do Slackware. Para instalar, basta entrar no diretório do wicd e usar o comando installpkg (logado como superusuário):

# cd /PATH_TO_SLACK_CD_DVD/extra/wicd
# installpkg wicd-VERSION.txz

onde PATH_TO_SLACK_CD_DVD é o diretório onde foi montada a mídia de instalação do Slackware ou o diretório que contém a árvore de instalação e VERSION é a versão do wicd (que atualmente é 1.7.0 e o nome do arquivo completo é wicd-1.7.0-i486-2.txz). Lembrando que estou usando a versão 32 bits do Slackware.

A tela do cliente Wicd permite que se conecte a uma rede cabeada e também às redes sem fio, caso estejam disponíveis, como mostrado abaixo:

Wicd no GNOME

Wicd no GNOME (clique para ampliar)

O ícone do Wicd fica na área de notificação do sistema. Clicando sobre o ícone, a janela acima é mostrada permitindo alterar as configurações do Wicd e da rede a qual se queira conectar.

Para redes cabeadas pode-se configurar IP e DNS estático ou dinâmico (via DHCP) e para redes sem fio, além de IP e DNS, pode ser configurado o tipo de segurança e a chave usada na rede.

Mais informações sobre o Wicd podem ser encontradas no site do projeto: http://wicd.sourceforge.net/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: